sexta-feira, 4 de março de 2011

Sorrir faz bem!!





Vejam que legal a matéria do Bom de Humor!!

Comer muita salada, fazer exercícios regularmente, dormir oito horas por dia...Quase ninguém tem tanta disciplina para seguir à risca os mandamentos da vida saudável. Mas sorrir, beijar e dizer "obrigado" também fazem muito bem e nem dão tanto trabalho assim. Investir nessas ações corriqueiras é garantia de mais bem-estar, garantem os cientistas. Pronto, agora você tem mais um motivo para sorrir!

Rir e chorar

Nem era preciso ir muito longe para saber que tanto chorar quanto sorrir fazem bem à saúde. Qualquer pessoa já sentiu os benefícios de ambos na própria pele. Mas para não ficar só nas sensações, pesquisas já constataram que o choro nos faz liberar adrenalina – nos deixando agitados – para, em seguida, liberar noradrenalina, - substância que nos acalma. É justamente essa combinação explosiva a causa de uma forte sensação de alívio. 

E se o choro é uma válvula de espace do nosso corpo, o riso funciona como uma espécie de turbo no ânimo da gente. Ao liberar endorfina, ele fornece mais proteínas ao nosso corpo, o que reforça nosso sistema imunológico.

Casamento
Esta constatação científica coloca em cheque a filosofia de vida de muito solteirão convicto por aí. Segundo um estudo da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, as pessoas casadas vivem mais e melhor. Para as mulheres, um relacionamento estável ajuda a melhorar a saúde mental. Já em relação aos homens, a saúde física é a mais beneficiada no matrimônio. 

Beijar

Castro Alves já declamava no poema Beijo Eterno os seguintes versos: “Quero um beijo sem fim/ Que dure a vida inteira e aplaque o meu desejo!/ Ferve-me o sangue./ Acalma-o com teu beijo/ Beija-me assim!”. O poeta baiano sabia das coisas, pois um beijo bem dado é um ótimo exercício físico - cada um movimenta cerca de três dezenas de músculos do corpo e queima 12 calorias! Bejar também aumenta a oxigenação das células e estimula funções circulatórias, o que diminui a insônia e dores de cabeça. Portanto, antes de tomar um comprimido, tente dar uns beijos. Tem remédio melhor que esse?

Bom humor 
A gente não quer se gabar, não, mas bom humor também faz bem pra saúde. Taí uma ótima desculpa para você acessar cada vez mais o BOm de Humor e indicar para amigos :) Como a gente costuma mostrar por aqui, bom humor não é só piada, é o estilo de vida de quem sempre procurar ver o lado bom das coisas. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo comprovou que, quanto mais bem-humorada a pessoa for, maior é sua sensação de bem-estar. Como se não bastasse esse estado de espírito ainda melhora o sono, o desempenho sexual e controla a pressão sanguínea!

Perdoar e agradecer
O ato de perdoar nunca esteve tão em alta. Tem até um instituto dedicado especialmente à causa, o Instituto Internacional do Perdão. Dirigido pelo psicólogo norte-americano Robert Enright, o instituto prega o perdão como peça fundamental para a continuidade da existência humana. Sem ele, a humanidade pararia no tempo e as relações entre os homens não evoluiriam. Portanto, se você quer tirar um peso das costas e olhar para frente sem velhas mágoas, perdoar é o melhor remédio. E não adianta ser da boca pra fora, tem que ser sincero!

Da mesma forma, dizer obrigado também ajuda nosso corpo ficar bem. Pesquisas recentes de diversas universidades, entre elas a Universidade da Califórnia, passaram a comprovar o fato. Os estudos revelam que não basta dizer obrigado uma vez ao ano. O "obrigado" tem que se tornar um hábito. Outra constatação: aqueles que agradecem são mais propensos a retornar o favor recebido. Ou seja, gratidão gera gentileza, e isso é bom para todos. Aproveitando a deixa, obrigado por ler esse texto, é sempre bom ter você conosco, volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário